Itaetê

Itaetê

Foto: http://www.ilheus.blog.br/wp-content/uploads/2016/10/Itaet%C3%AA.jpg

A origem de Itaetê remota aproximadamente no final do século XIX, de uma povoação de nome Tamanduá às margens do Rio Paraguaçu. Nos primeiros anos do século passado, foi construído um ramal de estrada de ferro até Tamanduá, fato que aos poucos foi desenvolvendo a localidade, mas foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um importante centro comercial como ponto de apoio de tropas que vinham de diversas localidades do alto sertão e das lavras diamantina até a estação ferroviária.

O município de Itaetê foi criado pela Lei nº 1.497, de 25 de setembro de 1961, assinada pelo Governador da época Juracy Magalhães. A instalação do município se deu em 07 de abril de 1963, quando foi empossado a 1ª Câmara de Vereadores e o 1° prefeito, Sr. Waldemar Ferraro.

O território do novo município foi desmembrado de Andaraí.

Fonte: http://www.itaete.ba.io.org.br/historia

A cidade é repleta de atrativos voltados para o turismo de aventura, como as grutas da Lapa do Bode, Natal e da Lagoa Preta, além das cachoeiras Herculano (120 metros) e Roncadeira (80 metros). O cenário mais procurado é o Poço Encantado, um dos mais belos cartões-postais da região. Itaetê fica a 140 quilômetros de Lençóis.

Fonte: Ferias Brasil

Terreiro de Guerreiro São Roque (Obaluaê)

Tianinha

Mãe de Santo: Elenita Justiniana de Santana – Tia Ninha

História:

Tia Ninha assumiu o terreiro do Pai de Santo João Rodrigues de Almeida, que três dias antes de falecer foi orientado pelos orixás a passar a obrigação para Tia Ninha, que apesar de não querer a responsabilidade se sentiu na obrigação de aceitar pois foi no jarê que foi curada.

Antes de entrar para o jarê Tia Ninha enfrentou muitos problemas, foi louca, problemas de saúde, na vida e buscou nos caboclos e no trabalho do Pai de Santo a cura e encontrou.

Assumiu a missão de Mãe de Santo aos 43 anos e desde então vem realizando as festas e trabalhos deixadas pelo o Pai de Santo e as suas próprias obrigações.

Data e nomes das Festas: 

Ultimo sábado de abril, Cosme e Damião

Quaresma Fechamento do Terreiro

Sábado de Páscoa Abertura do Terreiro

16 de agosto O velho Obaluaê e Omolú

__________________________________________________________________________________

Terreiro de Ogum

Dim

Pai de Santo: Marisvaldo França Correia – Pai Dim

História:

Antes de fundar o seu terreiro sofreu muito com problemas de saúde e apesar de renegar e não querer ir para o Jarê foi com a Mãe de Santo Zinha que encontrou a cura. E como missão fundou o seu terreiro com o objetivo de cuidar dos seus Filhos de Santo. Pai Dim trabalha na Umbanda Branca, chamado por alguns de Sessão Espírita e enfrenta muito preconceito por ser um homem a assumir a obrigação de Pai de Santo.  “O preconceito que os homens do Jarê encontra é que as pessoas que entendem que o pai santo é ladrão, feiticeiro ou homossexual”

Data e nomes das Festas: 

17 de janeiro Cosme e Damião

15 de fevereiro Nossa Senhora do Bom Parto

13 de junho Santo Antônio

16 de agosto São Roque

__________________________________________________________________________________

Terreiro Canto dos Orixás

Gil_de_Ogum_Itaetê

Pai de Santo: Gismar Reis Silva – Gil de Ogum

História:

Antes de assumir o trabalho de Pai de Santo foi Filho de Santo e frequentador de diferentes terreiros, como o famoso  Zé Barbosa da região de Itaetê. Com 16 anos fundou o seu terreiro e no inicio não faziam toques só benzia as pessoas. Começou a trabalhar com Nanã e depois Ogam assumiu os trabalhos porque Nanã por ser velha se cansava rápido dos trabalhos.

A história de Pai Gil de Ogum iniciou com 06 anos, quando começou a descer entidades. Como ainda não tinha maturidade para assumir os trabalhos do Jarê o pai o levou a uma Mãe de Santo que vendo que Pai Gil tinha um trabalho a desenvolver dentro do Jarê fez um trabalho para que segurasse as entidades que ele recebia até ele amadurecer. Com 16 anos voltou todos os orixás e entidades e construiu seu terreiro e  iniciou seu trabalho como  rezador primeiro e depois como Pai de Santo.

Data e nomes das Festas: 

02 de fevereiro Yemanjá e Oxum

02, 03,04 e 05 de junho Exu, Boiadeiro, Erê caruru e caboclos da das matas 

26 de julho Nana – Senhora Santa, São Roque, Obaluaê  e Vários pretos velho

4 de dezembro Yansã de Balê