Palácio de Ogum

Pedro de Laura com vestimenta de OgumPedro Florêncio Bastos, conhecido por Pedro de Laura, nasceu em Gentio do Ouro, Bahia, no dia 16 de abril de 1928, filho de José Florêncio Bastos, garimpeiro e de D. Laura Maria Bastos, costureira.

Pedreiro por profissão, trabalhava com mestre Miguel Ângelo Guerreiro, quando, aos dezessete anos, apresentou grave doença mental. Segundo a tradição, “enlouquecer” é condição prévia para a iniciação como “Pai de Santo” do Jarê.

Devido à doença, Pedro de Laura foi tratado por Maria das Gamelas (Mãe de Santo do Jarê, do terreiro localizado no então povoado das Gamelas, em Andaraí, de 1930 a 1960), tornando-o seu “Filho de Santo”, com “Ogum Dererê” como “Orixá de cabeça”. Porém, como rezam os costumes, recebeu o ensinamento sobre o Jarê do fundador do atual quilombo do Remanso, município de Lençóis, chamado Zé Bumba, filho de santo de Zé Rodrigues (este considerado o  maior pai de santo da Chapada Diamantina). No Jarê, o filho de santo não recebe ensinamentos de quem o fez como tal, para que não se nivele em conhecimentos com o seu criador.

Após a morte de Zé Bumba, Pedro de Laura começou a atuar no Jarê do terreiro do Remanso, substituindo seu mestre.

Em 1949, com a morte do Pai de Santo Arão, do terreiro da Capivara, a nove quilômetros de Lençóis, assumiu o comando deste terreiro, onde permaneceu até sua morte, em agosto de 1997.

Hoje, sob o comando da “mãe pequena”  Maria Áurea e o “pai pequeno” José Henrique (Mussum) o terreiro da Capivara chega a receber de 100 a 180 pessoas nas suas festas que são ( Festa de Oxalá, Iansã, Fechada e Aberta da Casa).

O santuário está em processo de tombamento pelo IPHAN (espaço físico).

O desejo de todos os Filhos de Santo e adeptos do Jarê é tombar esta religião de matriz africana única no mundo, como patrimônio imaterial.