Terreiro de Ogum

Mãe de Santo: Aurina Sena de Jesus

História:

Nasci em Bonito, no município de Mundo Novo. Meu pai era lavrador e minha mãe, parteira – os dois cresceram na região. Minha mãe tinha devoção por São Roque e dava reza na comunidade. Não sei bem sobre meus bisavós, mas segundo minha avó materna eles foram indígenas pegos na mata. Meu pai e a mãe do meu pai são descendentes de índios. E eu também sou índia, sabia?

Quando criança, me mudei de Bonito para Umbuzeiro e depois passei a morar e estudar em Cachoeirinha. Eu tinha uns 6 anos. Lembro que via as coisas desde pequena, sempre tive vidência. Mas sofri muito principalmente aos 14 anos, porque eu contava, e o povo não acreditava. Passei dois anos e meio com dor de cabeça, que só aliviava se eu fosse para o rio ou para as matas. A dor vinha porque eu não queria aceitar o que eu tinha.

Teve uma vez que eu estava com o corpo muito mole e decidi dormir. Nisso, me vi no alto, cheguei a ver os anjos, os apóstolos de Deus, o próprio Deus, vi tudo. Fui a Cachoeira para tentar me cuidar, mas muitos nem faziam a consulta, falavam que eu teria que aceitar a obrigação. Só fui achar meu pai de santo em de Feira de Santana. Depois disso passei a não sentir mais medo de nada.

Com 17 anos eu era professora em três salas de aula, de manhã, de tarde e de noite, e aos 20 anos comecei a me aproximar do Jarê. E nisso fui me cuidando, fazendo as obrigações dos santos, dando caruru. Sou de Ogum e conhecida como Tia Ninha.

Lembro de uma cantiga que é assim:

“Senhor Ogum

Vem cá, vem cá

Tá me chamando

Na aldeia aceituá”.

.

Eu já vi muita coisa nesse mundo, desde descobrir sobre um roubo e orientar a vítima sobre como deveria agir, até saber quantos dias de vida algumas pessoas têm. Teve um tempo que eu parei de falar, porque é muito forte, e a responsabilidade é muito grande. Mas já previ acidentes, avisei as pessoas sobre a morte de entes queridos… Teve até o caso do vice-prefeito – eu avisei que ele ia morrer no carro e foi desse jeito que aconteceu. Hoje em dia quando vejo essas coisas prefiro não dizer mais quem é. Só que fico angustiada, preocupada, e as pessoas logo percebem que algo de ruim está para acontecer.

Data e nomes das Festas: 

04 de dezembro Santa Barbara