Andaraí

Foto: https://www.facebook.com/Andarai-Chapada-Diamantina-Ofici-509979245686518/

Foto: https://www.facebook.com/Andarai-Chapada-Diamantina-Ofici-509979245686518/

Andaraí, palavra proveniente de Andirahy, que na língua Tupi-guaraní, significa “Rio dos Morcegos”. Andira: morcego, Y: água, rio. Nome inspirado provavelmente nas cavernas da região.

Está situada a 420  km de Salvador, Capital do Estado da Bahia, sua população é de aproximadamente 14.000 mil habitantes, esta situada na Chapada Diamantina, Centro Oeste da Bahia.

Existem registros históricos, pinturas rupestres e indícios geográficos que os primeiros moradores das terras fora os índios Carirís e que tem indícios dos Maracás. Existem os mesmos indícios da presença de quilombos onde os quilombolas foram pegos e devolvidos aos seus donos.

Leia mais aqui

________________________________________________

Casas e Terreiros

Casa de Ogum de Ronda

OGUM DE RONDA

Casa de Ogum

Casa de Ogum

Terreio de São Jorge

Terreio de São Jorge

Terreiro de São Roque

Terreiro de São Roque

Casa Saravá

Casa Saravá

Centro Estrela Dalva

Centro Estrela Dalva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_7017

História da Mãe de Santo:

O terreiro de Dona Irene já tem  30 anos e ela conta que foi Cosme e Damião que  ganhou um pedaço de chão para fazer a festa deles e que sempre ela e seu marido, já falecido fizeram.

Desde pequena era tratada no candomblé, de uma família adepta, ia sempre às festas com a mãe, começou a fazer festa, depois de um sonho com Cosme e Damião pedindo uma reza, aos 11 anos.

Conheceu Pedro de Laura depois já estava morando em Andaraí e não tinha mais pai de santo foi com ele que melhor se deu. Pedro o marido, também do Jarê e ajudante das festas de Dora Irene eram irmãos de santo e morreram no mesmo ano.

Data e nomes das Festas: 21 de outubro Cosme e Damião

Imagens