Lençóis

Terreiro Ogum das Águas Claras

Dinha

Dona do Terreiro: Idelci Amorim Santos (Dinha)

História:

Começou a frequentar o Jarê, sem muita fé na religião, ainda bem nova. Tinha amizade com Pedro de Laura e ele pediu para ela comprar uma saia e freqüentar o Jarê dele, assim ela fez, mais pela amizade do que pela fé, nessa época nem filha de santo era ainda de Pedro de Laura. Teve a fé testada com os problemas de saúde da filha que ao consultar o Pai de Santo de outra região as cartas revelaram que a filha estava correndo risco de vida e pediu que ela procurasse Pedro de Laura, ele deu para ela sete obrigação ou não. Desde então a acreditar no Jarê e fez a promessa de todo ano no dia de Cosme e Damião dar caruru para 21 meninos e isso já faz quase 20 anos é mãe pequena.

Data e nomes das Festas: 

Setembro a Outubro Cosme e Damião

04 de dezembro Santa Barbara (Yansã)

__________________________________________________________________________________

Terreiro Águas de Iemanjá

Valdelice

Dona do Terreiro: Valdelice Nascimento de Jesus

História:

Começou a fazer os festejos de Cosme e Damião devido a promessa feita aos dois Santos. A Promessa começou depois que nasceu as gêmeas  há mais de 22 anos. Sempre frequentou o  jarê  e com 09 anos de idade fiz trabalho de limpeza com Pedro de Laura e fiquei com até a morte dele, ela conta que era perseguida pelos espíritos e por isso os Pais buscou ajuda. Hoje é filha de Santo de Pai Dazo.

Data e nomes das Festas: 

20 de fevereiro Iemanjá

17 de outubro Cosme e Damião

__________________________________________________________________________________

Terreiro Filhos de Umbanda Deus e Oxalá

Mussum

Pai de Santo: José Henrique dos Santos (pai Mussum)

História:

A história de Pai Mussum  começou quando fez trabalho há mais de 26 anos no  Palácio de Ogum com Pedro de Laura que disse pra mim que ele tinha que cuidar do seu lugar e depois que Pedro de Laura faleceu  ele começou seu trabalho no seu próprio terreiro nas com o  Terreiro dos Filhos de Umbanda. Atualmente, Pai Mussum cuida do terreiro dele e ajuda a cuidar do Palácio de Ogum , terreiro de Pedro de Laura, na mesma Capivara onde ele lá é Pai Pequeno.

Data e nomes das Festas: 

1 de maio Todos os Santos

1 de agosto Oxalá e Senhora Santana

19 de dezembro Santa Barbara (Yansã)

__________________________________________________________________________________

Palácio de Ogum

Pedro de Laura com vestimenta de OgumPedro Florêncio Bastos, conhecido por Pedro de Laura, nasceu em Gentio do Ouro, Bahia, no dia 16 de abril de 1928, filho de José Florêncio Bastos, garimpeiro e de D. Laura Maria Bastos, costureira.

Pedreiro por profissão, trabalhava com mestre Miguel Ângelo Guerreiro, quando, aos dezessete anos, apresentou grave doença mental. Segundo a tradição, “enlouquecer” é condição prévia para a iniciação como “Pai de Santo” do Jarê.

Devido à doença, Pedro de Laura foi tratado por Maria das Gamelas (Mãe de Santo do Jarê, do terreiro localizado no então povoado das Gamelas, em Andaraí, de 1930 a 1960), tornando-o seu “Filho de Santo”, com “Ogum Dererê” como “Orixá de cabeça”. Porém, como rezam os costumes, recebeu o ensinamento sobre o Jarê do fundador do atual quilombo do Remanso, município de Lençóis, chamado Zé Bumba, filho de santo de Zé Rodrigues (este considerado o  maior pai de santo da Chapada Diamantina). No Jarê, o filho de santo não recebe ensinamentos de quem o fez como tal, para que não se nivele em conhecimentos com o seu criador.

Após a morte de Zé Bumba, Pedro de Laura começou a atuar no Jarê do terreiro do Remanso, substituindo seu mestre.

Em 1949, com a morte do Pai de Santo Arão, do terreiro da Capivara, a nove quilômetros de Lençóis, assumiu o comando deste terreiro, onde permaneceu até sua morte, em agosto de 1997.

Hoje, sob o comando da “mãe pequena”  Maria Áurea e o “pai pequeno” José Henrique (Mussum) o terreiro da Capivara chega a receber de 100 a 180 pessoas nas suas festas que são ( Festa de Oxalá, Iansã, Fechada e Aberta da Casa).

O santuário está em processo de tombamento pelo IPHAN (espaço físico).

O desejo de todos os Filhos de Santo e adeptos do Jarê é tombar esta religião de matriz africana única no mundo, como patrimônio imaterial.

__________________________________________________________________________________

Terreiro Pai Gil de Ogum

Dazo_pai_Gil

Pai de Santo: Gildazo Batista de Oliveira (pai Gil ou Dazo)

História:

Pai de Santo há 19 anos. Sempre ajudou a mãe nos festejos de Cosme e Damião, cuidava dos atabaques, arreamento e dos restos da comida das obrigações. A mãe se tornou evangélica e Pai Dazo procurou o Pai de Santo Pedro de Laura e falou que sabia que poderia desenvolver a espiritualidade. Pedro fez o trabalho e a partir daí começou a trabalhar como Pai de Santo. Hoje tem uma das casas mais conceituadas de Lençóis e região e um dos terreiros mais visitados.

Data e nomes das Festas: 

Quaresma Fechamento do terreiro

Sábado de páscoa Abertura do terreiro

Outubro Cosme e Damião

4 de dezembro Santa Barbara (Yansã)

__________________________________________________________________________________

Terreiro de Ogum Guerreiro

Cosminho

Dono do Terreiro: Cosme Jose de Souza (Cosminho)

História:

As festas no terreiro de Jarê  de Cosminho é uma das mais frequentadas dentro de Lençóis, frequenta o Jarê desde de pequeno com os pais e herdou a missão de continuar a trabalhar com os caboclos com os orixás de luz e dos pais, pois foi deles que herdou toda a obrigação com os santos, o trabalho com o . Assumiu os trabalhos dos pais, os trabalhos no jarê e as obrigações com os Orixás está na sua família há pelo menos três gerações, os avós deixaram para seus pais que deixaram para Cosminho.

Data e nomes das Festas: 

23 e 24 de setembro Cosme e Damião

__________________________________________________________________________________

Terreiro Peji Pedra Branca de Oxossi

Damaré

Pai de Santo: Damaré

História:

Damaré é filho do Ogam de Domingo Narizinho, um dos mais antigos curadores de Lençóis, frequenta o Jarê desde pequeno. Não sabe como começou a tocar tambor para os Orixás, só sabe que sentiu vontade de fazer as festas e pretende fazer a festa até morrer porque como descendente do candomblé, através da família, precisa ajudar a desenvolver a religião que tá no seu sangue. Damaré tem como guia de frente Oxossi e faz a festa para ele todo ano, em setembro. Damaré diz que gostaria que as pessoas do Candomblé fosse mais unido para que todos tenham mais força, mais energia.

Data e nomes das Festas: 

Setembro  Oxóssi